África do Sul 2010

19ª Copa do Mundo


Embora houvesse interesse de outros países africanos em sediar o torneio de 2010, dentre eles, a possibilidade de sede conjunta, assim como ocorreu em 2002, a FIFA decidiu que não concordaria com esse modelo de organização para esse torneio. Dessa forma, África do Sul e Marrocos ficaram como candidatos para a escolha da sede e os sul-africanos levaram a melhor. Foi a primeira vez que a Copa do Mundo se ausentou duas vezes consecutivas de terras europeias.

Apesar do fato de a Copa ser realizada na África ter aberto 6 vagas para as seleções africanas, tanto Marrocos, que pleiteava o direito de ser sede, quanto o Egito, que havia conquistado o tricampeonato continental com os títulos de 2008 e 2010, além do título anterior a essa Copa, em 2006, não conseguiram garantir vaga para o Mundial. Também não se classificou para a Copa o Iraque, campeão continental de 2007 pela Ásia.

Já pela Concacaf, os EUA alcançavam seu segundo título continental consecutivo em 2007, enquanto que o México quebrou a sequência norte-americana ao vencer o torneio continental de 2009. Ambos classificaram para a Copa da África do Sul.

Pela América do Sul, a Argentina, bicampeã olímpica em Pequim, e o Brasil, bronze em Pequim e bicampeão continental com o título de 2007 conseguiram garantir suas vagas para a Copa.

Por fim, a Espanha, campeã europeia de 2008, também carimbou seu passaporte para a África do Sul.