Alemanha 2006

18ª Copa do Mundo


A disputa pela sede da Copa de 2006 teve vários pretendentes. Como a última Copa, em 2002, havia ocorrido fora do eixo América do Sul/Europa, tanto Alemanha e Inglaterra, pela Europa, quanto Brasil, pela América do Sul, se candidataram para sediar o torneiro. Além deles, a África do Sul e Marrocos buscavam levar o Mundial pela primeira vez para o continente africano. No fim de uma acirrada disputa, os alemães ficaram com o direito de realizar o torneio em seus domínios. Mas a FIFA também decidiu que o próximo Mundial seria em terras africanas.

Pela América do Sul, o Brasil chegou para a Copa como atual campeão e também com o título de campeão continental em 2004, o único ano em que houve o torneio continental entre as duas Copas. A Argentina, campeã olímpica em Atenas em 2004, também conseguiu garantir sua vaga.

A surpreendente seleção da Grécia, campeã continental em 2004, não conseguiu vaga entre os europeus para a disputa da Copa de 2006. Da mesma forma, o Egito, campeão continental de 2006, não conseguiu vaga entre os africanos, mas a Tunísia, campeã continental de 2004, conseguiu.

Também carimbaram o passaporte para a Alemanha os campeões da Concacaf, o México, em 2003, e os EUA em 2005, além do bicampeão asiático em 2004, o Japão. Apesar de não ter conseguido vaga para a Copa, a seleção de Bermuda registrou a maior goleada de uma seleção da Concacaf em eliminatórias ao vencer a seleção de Monserrate por 13 x 0.

Das 16 seleções que participaram do Mundial da Alemanha, em 1974, 9 delas também se classificaram para essa Copa. A Austrália, aliás, havia feito sua primeira participação na Alemanha de 1974 e voltou a disputar pela segunda vez a Copa exatamente na mesma Alemanha, agora em 2006.