Alemanha Ocidental 1974

10ª Copa do Mundo


Para o 10º Mundial, Alemanha Ocidental e Espanha se interessaram para sediar o torneio. Porém, a Espanha desistiu da disputa em troca do apoio dos alemães para a Copa que seria realizada na Europa em 1982. A comissão da FIFA decidiu, então, as sedes das próximas três Copas, deixando para a Argentina o Mundial de 1978 e para a Espanha o Mundial de 1982. Portanto, coube à Alemanha Ocidental sediar a competição.

Além de sede, a seleção alemã era a atual campeã europeia. Foi a única edição de uma Copa do Mundo com a participação das duas Alemanhas, já que a Alemanha Oriental também alcançou uma vaga. A Polônia, atual campeã olímpica dos Jogos de Munique, também alcançou sua vaga para o torneio.

Na América do Sul, o torneio de seleções teve um hiato de oito anos, voltando a ser realizado apenas em 1975. Os sul-americanos classificaram 4 seleções para a Copa, graças ao título do Brasil na última Copa e à classificação do Chile na repescagem contra a URSS.

A vaga africana ficou com a seleção camepã continental de 1974, o Zaire, antiga República Democrática do Congo, denominação que voltou a usar a partir de 1997. O Congo, outro país africano, foi o campeão de 1972, mas não alcançou vaga para a Copa.

Pela ásia, novamente o Irã conquistava o título continental em 1972, mas, embora tivesse participado das eliminatórias, acabou perdendo a vaga para a Austrália, que foi a primeira seleção da Oceania em uma Copa do Mundo.