Brasil 1950

4ª Copa do Mundo


A quarta edição de uma Copa do Mundo ocorreu em 1950, doze anos após a edição anterior em virtude da 2ª Guerra Mundial, que impediu a realização do torneio em 1942 e 1946. Devido às dificuldades financeiras causadas pela guerra, o Brasil foi candidato único e unanimidade na escolha como sede.

Durante esse período, não houve realização de Jogos Olímpicos, voltando a ocorrer o torneio olímpico apenas em 1948, em Londres, quando a Suécia levou a medalha de ouro. Nesse mesmo período, no entanto, continuaram acontecendo a competição de seleções na América do Sul. A Argentina venceu 4 títulos, em 1941, 1945 e 1946, mas desistiu de disputar as eliminatórias para a Copa por problemas internos. O Brasil era o atual campeão, com o título de 1949.

Inglaterra e Escócia, finalmente aceitando a importância do torneio, alcançavam pela primeira vez a oportunidade de disputar uma Copa do Mundo. No entanto, a Escócia acabou por desistir de sua participação mesmo classificada, assim como Turquia e Índia, que haviam alcançado vagas para disputar o torneio no Brasil.

Por outro lado, Japão e Alemanha, em virtude da participação na 2º Guerra Mundial, foram impedidos de participar do torneio no Brasil.

O torneio acabou sendo jogado por 13 seleções novamente, assim como em 1930. E, assim como em 1930, voltava a ter uma Primeira Fase com jogos em grupos.