Espanha 1982

12ª Copa do Mundo


A primeira Copa do Mundo com 24 seleções já estava com destino decidido desde o encontro de 1966. A Espanha era a nova sede, devido a um acordo com a Alemanha Ocidental, que sediou 1974. Graças ao aumento no número de seleções, os continentes passaram a ter mais vagas diretas e cinco novas seleções alcançaram suas vagas para Copa, o maior número desde a Copa de 1934.

Pela primeira vez, pelo menos uma seleção de cada uma das seis confederações continentais alcançava uma vaga para a Copa do Mundo.

A Ásia classificou o campeão continental de 1980, a seleção do Kwait, e a outra vaga ficou com a Oceania, representada pela Nova Zelândia.

Já a África, que agora tinha duas vagas diretas, não conseguiu classificar as seleções campeãs continentais das duas edições antes da Copa. A Nigéria, vitoriosa em 1980, não conseguiu alcançar sua vaga na Copa, enquanto Gana, vitoriosa em 1982, sequer participou das eliminatórias.

A Europa levou para a Copa tanto a seleção campeã europeia de 1980, a Alemanha Ocidental, quanto a campeã olímpica do mesmo ano em Moscou, a Tchecoslováquia.

Pela América do Sul, mesmo com o aumento de vagas para 4 seleções, o campeão continental de 1979, o Paraguai, não conseguiu se classificar para a Copa.