França 1938

3ª Copa do Mundo


A terceira Copa do Mundo teve a inscrição de três países para sede do torneio: Alemanha, Argentina e França. Havia um acordo de que os torneios deveriam seguir um rodízio intercontinental, sendo, alternadamente, na América e na Europa. Essa Copa, portanto, deveria ser na América.

No entanto, o comitê organizador decidiu homenagear Jules Rimet e decidiu que a Copa seria na França. Em virtude dessa decisão, os países americanos boicotaram a competição, à exceção de Brasil e Cuba.

Pela primeira vez, o país sede e o último campeão se classificavam automaticamente, regra que perdurou até a Copa de 2002. As seleções francesa e italiana, portanto, já estavam garantidas na Copa.

Após um hiato de 6 anos, o título continental de seleções da América do Sul era novamente do Uruguai, em 1935, e, dois anos depois, da Argentina, em 1937. Mas as duas seleções não disputaram a Copa em razão da represália pela escolha da sede.

Por outro lado, a Itália trouxe na bagagem o título da Copa anterior e a medalha de ouro na Olimpíada de 1936, realizada em Berlim.

A Espanha, em virtude da guerra civil instaurada, foi impedida de participar e a Inglaterra continuava se recusando a participar do torneio. A Áustria, que havia conquistado vaga para a Copa nas eliminatórias, foi anexada pela Alemanha e não participou do torneio, deixando apenas 15 seleções na competição.