Inglaterra 1966

8ª Copa do Mundo


Para a Copa do Mundo de 1966, três países se candidataram como sede: Alemanha, Espanha e Inglaterra. Antes mesmo da votação, a Espanha desistiu de sediar o torneio. A decisão da comissão deu aos ingleses, criadores do futebol, o direito a sediar o torneio por um placar apertado a seu favor. Era, também, a primeira Copa após a comemoração de 100 anos da criação da The Football Association, na mesma Inglaterra, considerada o início desse esporte.

Devido ao fato de a FIFA decidir que o classificado entre os africanos deveria enfrentar o classificado pelos asiáticos, portanto, sem vaga direta à Copa, fez com que as seleções africanas desistissem de participar das eliminatórias em protesto. Desta forma, a bicampeã continental Gana, vitoriosa em 1963 e 1965, sequer tentou alcançar a vaga para participar do Mundial.

Pela Ásia, a campeã continental de 1964 Israel, que competia por esse continente à época, não participou das eliminatórias, deixando o caminho para a surpreendente Coreia do Norte chegar a sua primeira Copa.

Também não alcançou a vaga para Copa a campeã sul-americana de 1963, Bolívia, deixando para a Argentina, o atual bicampeão mundial Brasil, o Chile e o Uruguai a incumbência de disputar o torneio.

Pela Europa, a campeã olímpica de Tóquio, a Hungria, e a campeã da Eurocopa, a Espanha, ambas nos torneios de 1964, alcançaram suas vagas.