Itália 1934

2ª Copa do Mundo


A Itália foi escolhida para sediar o primeiro mundial em terras europeias, após a desistência da Suécia. No primeiro mundial realizado na Europa, 34 seleções se inscreveram. As eliminatórias surgiram nessa Copa, tentando respeitar as divisões continentais e foi a única vez em que o país sede precisou disputar as eliminatórias para estar na Fase Final.

Foram 12 vagas para a Europa, 3 vagas para as Américas e 1 vaga para ser decidida entre África e Ásia. Com a desistência de Chile e Peru, Brasil e Argentina se classificaram automaticamente para a Copa, enquanto EUA e México disputaram a terceira vaga.

Atual campeão, o Uruguai não se inscreveu para Copa, provavelmente, em represália ao boicote dos europeus no Mundial sediado em suas terras. Essa foi a única Copa sem a participação do campeão anterior. Os países do Reino Unido também se recusaram a participar.

Também foi o torneio com a maior participação de estreantes, à exceção, é claro, do torneio inicial, em 1930, com 10 seleções debutando na competição.

O torneio passou a ser eliminatório desde a Primeira Fase, sem a divisão por grupo, como havia ocorrido em 1930.