Itália 1990

14ª Copa do Mundo


Foi definido que a Copa do Mundo de 1990 teria como sede um país europeu. Itália, Inglaterra e URSS se candidataram à sede do torneio. A URSS era a atual campeã Olímpica e forte candidata nessa escolha, mas foram os italianos, pela segunda vez, que tiveram direito a organizar a competição em suas terras. Pesou contra os soviéticos o fato de terem boicotado em bloco os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, próximo ao período de decisão do anfitrião de 1990.

Além dos campeões olímpicos de Seul, os russos, a Holanda, atual campeã europeia, com o título de 1988, também chegava à Copa.

Pela América do Sul, tanto o campeão continental de 1987, o Uruguai, quanto o campeão continental de 1989, o Brasil, conseguiram suas classificações. O Brasil, aliás, era a seleção medalha de prata na Olimpíada de 1988.

A Ásia teve como bicampeã continental em 1988 a seleção da Arábia Saudita, mas os sauditas não conseguiram alcançar sua vaga para a Copa do Mundo. Já na África, a seleção de Camarões, campeã continental de 1988, classificou-se para o torneio, enquanto que a seleção da Argélia, campeã continental em 1990, não conseguiu o mesmo feito.

As seleções do México e do Chile foram impedidas de participar das eliminatórias, no caso dos mexicanos, por escalação irregular de um atleta com mais idade do que a permitida em torneios de base e, no caso dos chilenos, pela simulação de contusão do goleiro Roberto Rojas no jogo contra o Brasil pela eliminatória da Copa, na tentativa de cancelar o jogo por falta de segurança, uma vez que o Chile estava perdendo a vaga para o Brasil.

Das 16 seleções que participaram do Mundial da Itália, em 1934, 13 delas também se classificaram para essa Copa. O Egito, aliás, havia feito sua primeira participação na Itália de 1934 e voltou a disputar pela segunda vez a Copa exatamente na mesma Itália, agora em 1990.