México 1970

9ª Copa do Mundo


Para a Copa de 1970, México e Argentina disputaram o direito de ser a sede, com vitória para os mexicanos na votação da FIFA e, por consequência, com o primeiro mundial disputado fora do eixo América do Sul/Europa. O México havia acabado de ser sede dos Jogos Olímpicos. Para a Argentina, ficou a incumbência de sediar o torneio de 1978.

Aliás, a bicampeã olímpica consecutiva Hungria, que havia conquistado o ouro tanto em Tókio, em 1964, quanto na Cidade do México, em 1968, não conseguiu vaga para a Copa. Por outro lado, a Itália, campeã europeia de 1968, chegava a Copa com status de favorita. Além dela, a atual vice campeã mundial, a Alemanha Ocidental, registrou a maior goleada nas eliminatórias europeias ao vencer Chipre por 12 x 0.

Outra seleção que entrava como uma das favoritas ao título era o Uruguai, campeão sul-americano de 1967. Brasil e Peru completaram as vagas, deixando a Argentina, que havia disputado o direito a ser sede do torneiro, fora da Copa.

A África ganhava direito a uma vaga direta, colocando uma seleção africana numa Copa, algo que não acontecia desde 1934. Embora República Democrática do Congo houvesse ganho o torneio continental em 1968 e Sudão em 1970, foi a seleção de Marrocos que ficou com a vaga para a Copa.

Pela zona da Ásia e Oceania, a FIFA também havia decidido por uma vaga direta. Israel conseguiu sua primeira vaga para a Copa, desbancando a Austrália, que tentava ser o primeiro país da Oceania no torneio. Campeã continental de 1968, a seleção iraniana, não disputou as eliminatórias.