Rússia 2018

21ª Copa do Mundo


Novamente de volta a Europa, a Copa de 2018 teve como candidatos à sede a Rússia, Espanha e Portugal em candidatura conjunta, Holanda e Inglaterra. Dessa vez, os russos foram agraciados com a chance de organizar um Mundial. A decisão saiu em 2010 e também decidiu que o futebol voltaria à Ásia em 2022, elegendo o Qatar como destino para esse torneio.

A Europa, além de trazer a atual campeã Alemanha, também trouxe o campeão continental de 2016, a seleção de Portugal. Surpreendentemente, a tetracampeã Itália, depois de disputar 14 Copas consecutivas, ganhando dois títulos mundiais nesse período, não conseguiu se classificar para o torneio na Rússia.

Pela América do Sul, o Brasil, que finalmente havia vencido um torneio olímpico de futebol, jogando no Rio de Janeiro, derrotando na final justamente a algoz Alemanha, que dois anos antes, também no Brasil, havia imposto a maior goleada sofrida pela seleção brasileira em Copas, garantia sua vaga para a Rússia com rodadas de antecedência na eliminatória sul-americana. Mas o bicampeão continental Chile, com os títulos de 2015 e 2016, não conseguiu garantir vaga para o Mundial.

Também não chegaram à Copa as seleções campeãs continentais pela África, a Costa do Marfim, que venceu o torneio de 2015, e Camarões, que venceu o torneio de 2017. Também não conseguiu alcançar sua vaga a seleção dos EUA, campeã continental em 2017.

Por outro lado, o México, campeão continental de 2015, e a Austrália, que disputou o torneio continental pela Ásia, embora fosse da Oceania, e conquistou seu primeiro título continental em 2015, conseguiram garantir suas vagas para a Copa da Rússia.