Suíça 1954

5ª Copa do Mundo


A Copa do Mundo de 1954 teve como sede a Suíça, em comemoração aos 50 anos da FIFA, que é sediada nesse país e pela neutralidade do país, uma vez que era a primeira Copa do Mundo em terras europeias após a 2ª Guerra Mundial. Também foi a primeira vez que uma Copa teve cobertura pela televisão.

A surpreendente seleção húngara, campeã Olímpica de 1952 em Helsinque, alcançava sua classificação para a Copa, mas a campeã sul-americana de 1953, a seleção paraguaia, não conseguiu se classificar, perdendo sua vaga para Brasil, já que o Uruguai havia garantido sua vaga com o título da Copa anterior.

O Brasil chegava a Copa com uniforme novo. A até então tradicional camisa branca com calções azuis, usada desde 1919, perdeu lugar para a camisa amarela com calções azuis, numa tentativa de apagar as amargas lembranças da derrota de 1950.

Pela Europa, a vaga disputada por Turquia e Espanha acabou ficando para os turcos por sorteio, o único caso desse tipo de decisão na história das eliminatórias, uma vez que cada seleção havia ganho um jogo e acabaram empatando no jogo de desempate. Não havia o critério de disputa por pênaltis para decisão da vaga.

Pela primeira vez, uma seleção asiática, a Coreia do Sul, alcançava sua vaga vencendo as eliminatórias, já que as Antilhas Holandesas, em 1938, conseguiram a classificação graças à desistência do Japão.