As origens do futebol

Por Desconhecido - Pietro di Lorenzo Bini (ed.), Memorie del calcio fiorentino tratte da diverse scritture e dedicate all'altezze serenissime di Ferdinando Principe di Toscana e Violante Beatrice di Baviera, Firenze, Stamperia di S.A.S. alla Condotta [1688], Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=864734

Usando a definição dada pela enciclopédia Barsa, “o mais popular dos esportes de bola” pode ter tido seu início muito antes do que se costuma acreditar.

Em 206 A.C., publicou-se, na China, regulamentos de um jogo de aplicação no treinamento militar que se praticava desde 2.500 A.C., o qual, segundo gravuras, assemelhava-se ao futebol.

Na Grécia, em 1.500 A.C., após a conquista romana, surgiram jogos que, possivelmente, foram precursores do futebol moderno.

Na idade média, tem-se notícias de um esporte praticado na Bretanha e Normandia, onde uma bola de couro cheia de feno ou farelo era golpeada com pés, socos e rasteiras. Nessa mesma época, na Itália, surgiu um jogo o qual muito se assemelhava ao futebol moderno e suas modernas variações, rugby e futebol americano. Era disputado em um campo dividido ao meio, onde duas equipes de 27 jogadores tinham como objetivo levar uma bola de couro, cheia de ar, até dois postes situados no extremo do campo adversário, usando as mãos ou os pés.

No século XII, os britânicos também praticavam um esporte muito parecido com o rugby moderno. Proibido por muitos reinados, este esporte não deixou, apesar disso, de desenvolver-se, chegando a haver competições entre cidades.

Muitos fatos ocorreram com este esporte até que no ano de 1830, o Dr. Thomas Arnold, de Rugby, criou as bases do rugby atual. Como as regras estavam muito dispersas, em 1846, a Universidade de Cambridge criou o primeiro regulamento aprovado e homologado. Finalmente em 1863, fundou-se a “The Football Association”, cujos praticantes jogavam apenas com os pés, separando-se definitivamente do rugby em 1871. A partir de sua criação, o football, como é originalmente conhecido, dominou a Inglaterra e o Reino Unido. Nesse mesmo ano, criou-se a Taça da Associação de Futebol e no ano seguinte a seleção da Inglaterra enfrentava a seleção da Escócia.

O esporte se espalhou pela Europa e, mais tarde, pela América e outros continentes.

Em 1885, foi implantado, na Inglaterra, o profissionalismo no futebol, fato que entusiasmou ainda mais o povo a praticá-lo e assisti-lo.

Como citado pela Barsa, “só em 1904, com a criação da Federação Internacional de Futebol Association (FIFA) é que o esporte adquiriu sua verdadeira identidade”, e a primeira grande conquista desse esporte foi a inclusão do mesmo nos Jogos Olímpicos de 1920.