O futebol chega ao Brasil

Por Desconhecido - David Bull & Bob Brunskell (2000) Match of the Millennium, Hagiology, pp. p. 12 ISBN: 0-9534474-1-3., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=18030822

Historicamente, a introdução do futebol no Brasil deu-se em 1894, em São Paulo-SP. Porém, há indícios de que em 1872, um sacerdote teria introduzido o esporte no Colégio São Luis, em Itu-SP. Há, ainda, comentários de que tripulantes de um navio, de nome “Criméia”, haviam praticado tal esporte num terreno da Rua Paissandu, no Rio de Janeiro-RJ, em 1878. Voltando a São Paulo, tem-se registros de que Jundiaí fora a pioneira, em 1882. Porém, indubitavelmente, foi pelas mãos (ou pés) de Charles Miller, filho de pai inglês e mãe brasileira, que o esporte foi oficialmente introduzido no país.

Tendo jogado no Southampton, quando de sua permanência por motivo de estudos na Inglaterra, Charles Miller resolveu trazer o esporte ao Brasil e difundi-lo. O primeiro jogo foi entre funcionários ingleses de companhias, no dia 14 ou 15 de abril de 1895 - Charles Miller não soube precisar a data. De um lado “The team Gaz”; do outro “The São Paulo Railway”, numa partida realizada num campo da Companhia de Viação Paulista.

Um ano após sua introdução, é criada a Liga de Futebol, em São Paulo. No ano seguinte, em 1896, Oscar Edwin Cox, também descendente de ingleses, introduz, no Rio de Janeiro, o futebol.

O Rio Grande do Sul, em 1900, teve a criação de seu primeiro clube: o S. C. Rio Grande. A partir disso, o futebol começara a se espalhar por todo o país. Era o início de um esporte que se tornaria o principal evento esportivo de um país e que transformaria este mesmo país - o Brasil, é claro - na principal seleção deste esporte em todo o mundo.

Em termos de seleção, somente jogadores paulistas integraram a primeira convocação para disputar uma partida internacional. No dia 07 de julho de 1908, jogamos contra os argentinos e perdemos por 0 x 4. Na partida de revanche, dois dias depois, em 09 de julho, um selecionado formado por cariocas também perdeu para os argentinos, porém com um placar de 2 x 3. Sampaio e Etchegaray marcaram os primeiros gols brasileiros em jogos internacionais.

Em 1912, jogamos mais duas vezes contra os argentinos, da mesma forma que em 1908, ou seja, primeiro com um combinado paulista e depois com um carioca. Os resultados foram, respectivamente, 3 x 6 e 0 x 4. O jogo de São Paulo, aliás, ocorreu no Velódromo, o primeiro estádio brasileiro de futebol.

O primeiro triunfo brasileiro só ocorreu a 14 de julho de 1913, quando vencemos Portugal por 1 x 0, gol de Borgeth.

Apenas em 1914, a seleção brasileira deixou o país para a disputa de jogos, desta vez de caráter oficial, na disputa da Copa Roca na Argentina. A 27 de setembro de 1914 o Brasil venceu a Argentina e conquistou o título desta copa, o primeiro título internacional.

Após isso, muitas outras derrotas e vitórias aconteceram com o selecionado brasileiro. E, durante muitos anos, a divisão entre paulistas e cariocas marcou negativamente os jogos do Brasil. Até mesmo nas primeiras copas do mundo, o futebol brasileiro dividia-se entre estes dois estados. Apenas após se resolverem os problemas de separação é que o Brasil conseguiu seu status atual.

Segundo a história, Charles Miller disputou jogos até 1910, quando resolveu se tornar árbitro, função que exerceu até 1914, abandonando, nesse ano, suas atividades relacionadas ao futebol.