Por que Copa do Mundo?

Desde o final do século XIX, um esporte, que teve em berço inglês a sua criação, apaixona um mundo inteiro com sua plasticidade e beleza, que para muitos aficionados, por vezes, deixa de ser um simples esporte, passando a ser admirado como arte. Esse esporte, de nome futebol, arrebanha cada vez mais adeptos, nos quatro cantos do planeta, por sinal redondo como a esfera que é a razão dele.

Tendo chegado ao Brasil pouco antes da virada para o século XX, o futebol é hoje o esporte coletivo mais difundido no país e, provavelmente, pelo mundo inteiro, analisando o mundo como um todo e não cada país individualmente.

Hoje em dia, por todo o planeta, a bola rola pelos gramados através de campeonatos regionais, nacionais, continentais e mundiais, de clubes e seleções, sendo a Copa do Mundo de seleções, torneio realizado a cada quatro anos, através de eliminatórias em continentes e de uma fase final num determinado país, o mais importante de todos os eventos.

E é exatamente sobre este evento que trataremos neste site.

Por que Copa do Mundo? Simplesmente, porque é um torneio que prende a atenção da esmagadora maioria da população brasileira, mesmo os que não veem nesse esporte britânico a beleza estampada nos olhos apaixonados dos torcedores mais fanáticos. Além do mais, a Copa, como carinhosamente chamam os apaixonados pela bola, é um torneio mundial onde o Brasil é muito bem representado, o que, evidentemente, estimula pesquisas sobre o assunto.

É bom lembrar que a Copa do Mundo não é apenas o torneio realizado a cada quatro anos em um determinado país. Ele começa nas eliminatórias. A parte disputada a cada quatro anos é a Fase Final do mundial. Porém, aqui no Brasil e, acredito, em boa parte do mundo, considera-se como Copa do Mundo apenas a Fase Final. Devido à complexidade dos fatos relacionados às eliminatórias, trabalharemos com dados relacionados a essa Fase Final, apenas com algumas pinceladas sobre eliminatórias.

Enfim, é possível dizer que, para muitos, o futebol é um acontecimento efêmero. Transforma-se em pura emoção pouco antes de uma partida e termina este estado de espírito poucas horas depois do apito final, através de uma explosão de alegria em caso de vitória ou de um triste silêncio, quebrado apenas por murmúrios de reclamações e lamentações, em caso de derrota. Para nós, porém, este esporte vai além das quatro linhas ou dos estádios. Existe toda uma história (ou um histórico, talvez) de partidas, confrontos, recordes, tabus, tradições, os quais abordaremos neste site, através de apresentações histórias, tabelas, países e seleções, estatísticas explicadas e curiosidades.