Espanha

A seleção espanhola é uma das seleções que figura no quadro de Campeões Mundiais, com o título conquistado na única Final em que participou, em 2010. Estreou em 1934 e participou de 15 Copas, sendo que vem participando consecutivamente das últimas 11 Copas, desde 1978 até 2018. Sua pior participação foi em 2014, justamente na Copa seguinte ao título, com o 23º lugar. Espanha e Holanda participaram da última Final de Copa de Mundo entre seleções ainda não campeãs, em 2010.

Sua melhor vitória em Copas foi o 6 x 1 sobre a Bulgária, em 1998, e sua pior derrota também foi 1 x 6, para o Brasil, em 1950, ambos os seus jogos com mais gols. Junto à Itália, é a primeira seleção a empatar um jogo de Copa do Mundo, em 1934.

É uma das quatro seleções que foi desclassificada invicta de duas Copas, em 2002, perdendo nos pênaltis para a anfitriã Coreia do Sul, nas Quartas de Final, e em 2018, perdendo nos pênaltis para a também anfitriã Rússia, nas Oitavas de Final. Por outro lado, foi uma das quatro seleções que não conquistaram seu título de forma invicta, já que havia perdido para a Suíça na Primeira Fase, em 2010.

A Espanha é a seleção mais beneficiada com gols de pênaltis, tendo anotado 15 gols em cobrança de penalidades. Por outro lado, é a seleção europeia com mais gol contra, com 3 gols. Participou do primeiro de três jogos com mais gols de pênaltis, com 3 gols, sendo dois a favor e um contra, na vitória sobre a Dinamarca, em 1986. Dentre as 13 seleções que já disputaram ao menos uma Final de Copa do Mundo, a Espanha é a seleção que menos marcou gol em Finais, com apenas 1 gol.

A seleção espanhola já participou de 37 confrontos diferentes até 2018, tendo vantagem em pontos em 21 confrontos, vantagem em saldo de gols em 1 confronto, igualdade em 5 confrontos, pior saldo de gols em 2 confrontos e menos pontos em outros 8 confrontos.

Jogadores de destaque da seleção: o jogador Emílio Butragueño é um dos seis jogadores que possuem a segunda melhor marca de gols em uma única partida, com os 4 gols marcados sobre a Dinamarca, em 1986; o jogador José Iraragorri, a primeiro a marcar um gol de pênalti sobre o Brasil, na vitória de 1934; o jogador José Parra Martinez foi também o primeiro a marcar um gol contra beneficiando o Brasil, na vitória brasileira em 1950; os goleiros Andoni Zubizarreta e Iker Casillas e os jogadores Xavi Hernández, Andrés Iniesta e Sérgio Ramos estão entre os que participaram de jogos em 4 Copas; o jogador David Villa foi um dos quatro artilheiros da Copa de 2010, com 5 gols em 7 jogos.